sexta-feira, 18 de abril de 2008

Tão perto da Ásia

Existe um aspecto da vida aqui na Austrália que é muito curioso e sobre o qual eu nunca havia pensado a respeito até vir.
Quando a gente mora no Brasil sabemos que somos bombardeados pela cultura americana e, em menor escala, européia. Embora tenha consciência disso, só consegui mensurar o tamanho dessa influência quando cheguei aqui.
Os fast-foods de Sydney são, maciçamente, restaurantes tailandeses, chineses, japoneses ou libaneses.
Assim como a gente compra um pão de queijo aí em qualquer esquina, aqui se compra um Kebab ou um rolo de sushi.
Restaurante italiano aqui é uma exceção. Existem, mas são 1 pra cada 20 dos outros.
As notícias que passam no jornal daqui tratam todo dia da Índia e China, sem falar no Zimbábue, que ocupa 50% do jornal.
A programação da TV, de manhazinha, exibe jornais em outras línguas. Claro que tem um chinês, já vi em italiano, espanhol, algumas línguas que não sei nem identificar e o mais surpreendente: um canal de Dubai. O apresentador, pra minha surpresa, devidamente trajado com turbante!

As embalagens de produtos de alimentação, assim como aí tem tradução para espanhol ou inglês, aqui têm pra chinês! Nossos iogurtes têm data de validade cheia de desenhinhos!!!
Até mesmo as padarias daqui são influenciadas e existem algumas redes que parecem ser convencionais, mas quando você entra percebe a diferença: são padarias asiáticas.
Pois é, não sei se é ignorância minha, mas eu nunca tinha pensado que, em primeiro lugar, existem padarias na Ásia (o que é óbvio, eu sei, mas sei lá... Nunca tinha pensado a respeito)!
Segundo, como elas seriam.
E são simplesmente TENTADORAS....
Estou fazendo uma pesquisa pro mestrado sobre uma delas (já engordei uns 3 quilos por causa disso!) e o que posso dizer é que são divinas, super diferentes e os produtos parecem vindos de um restaurante japonês, não de uma padoca.
A foto ao lado é de um pão, não de um sushi, acreditem!

Tudo bem que eu tenho saudades da Deôla e da Villa Bahia, mas diria que essas férias da cultura européia estão me trazendo experiências maravilhosas!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oiiii!!!!
Dá um jeito de pegar receita para Mami...

Bjs Cleo

Anônimo disse...

Oi, Cintia e Leandro, adoro ler o blog de voces, eh muito enriquecedor. Muuuito boa sorte para os dois.
Bjs, Ma