terça-feira, 1 de abril de 2008

Minha vida de nerd

Meu mestrado tem se mostrado simplesmente incrivel!

Nunca imaginei que fosse gostar tanto de ser nerd!

Quer dizer, eu ja tinha descoberto esse meu lado desde que mudei de area. Dentro de mim existe, na essencia, uma pessoa nerd.

Eu so estava na area errada e abominava qualquer texto que pudesse ter relacao com direito.

(Por isso, papai, nao frequentava (parte das) as aulas de direito, lia livros ou fazia trabalhos. E mesmo assim me formei sem nunhuma DP. Incrivel a qualidade de avaliacao da PUC/SP! Mas isso e assunto pra outra hora... Ou melhor, passado!).

Faco 4 materias.

Uma das obrigatorias (Social Change Design) tem como foco estimular os designers a desenvolverem produtos que causem mudancas, melhorias na vida das pessoas. Algo que seja realmente significativo, grande, de relevancia social e nao solucoes isoladas para determinados individuos. O professor, claro, e um sociologo/arquiteto/sei-la-mais-o-que com cara de maluco (mas adoravel, um dos melhores!!!) e uma pessoa interessantissima. Daqueles que ja trabalhou com a ONU em projetos no Nepal, construiu uma casa de produtos reciclados e morou nela por anos, etc...

Outra e dada por um jovem alemao ex-PricewaterhouseCoopers Brasil!!! Ou seja: trabalhamos na mesma empresa e mesmo escritorio em SP, so que em epocas diferentes (o mundo e definitivamente uma pracinha)! Tambem e obrigatoria (chama Practice Management & Leadership) e trata de gerenciamento. A ideia e que os designers saiam aptos a gerir seus proprios escritorios, empresas ou simplesmente equipes. Ou seja: uma coisa BASICA. Que toda faculdade deveria ter. Se todo curso ensinasse isso, o mundo corporativo seria MUUUUITO melhor uma vez que todos os chefes teriam sido pelo menos um pouco preparados para ser chefes, e nao simplesmente alguem que se deu bem tecnicamente e foi promovido. Um dia a gente chega la...

As outras duas materias sao optativas.

Uma e sobre mobiliario (Furniture systems & technologies). Nela a gente observa, analisa, discute e estuda como algumas das principais pecas de design foram concebidas, o que elas tem de diferente, o porque de certas sutilizas e principalmente metodo de execucao. O mais legal dessa aula e que a gente parece, pra quem olha nossa sala de fora, um bando de malucos olhando alucinados por horas para uma cadeira em cima de uma mesa!!!

Nada como estar numa escola de criacao!

A ultima, e uma das melhores (Experience Branding). Nessa eu inovei em varios aspectos. Primeiro porque a materia trata de uma tema que e novo no mundo do marketing. Segundo porque o mundo do marketing e novo para mim! Ela estuda a extensao da vivencia e experiencia que um consumidor pode ter quando em contato com uma marca. O quanto a gente pode explorar esse envolvimento dele com tudo o que esta relacionado a marca: o espaco, o staff, a embalagem, a midia, etc... Complexo, ne?! Mas muito interessante, eu garanto, principalmente para o desenvolvimento de espacos comerciais.

O professor e um escoces de All Star laranja. O All Star, por sinal, passa a maior parte do tempo em cima da mesa!

Um comentário:

Anônimo disse...

Cíntia


Como é estimulante aprender coisas novas, principalmente na escola...
Curta estes momentos e leve estes conhecimentos para o seu futuro trabalho...
Bjs p/ vc e p/ o Lê.

Cleo