quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Cintia vai a aula


Atendendo a pedidos maternos, vou escrever mais sobre o mestrado.
Esse semestre esta sendo otimo.
Primeiro porque agora ja entendi como as coisas funcionam e demoro 1/3 do tempo que demorava antes pra fazer os trabalhos, alem de perceber que a qualidade esta muito melhor.
Ja entendo o que cada professor quer (e nao escrevem no programa do curso...) e ja avalio melhor em quais trabalhos devo gastar mais tempo.
Segundo porque so estou fazendo tres materias e uma delas eh junto com o povo do segundo ano da graduacao... Nem preciso comentar...
Meus coleguinhas tem em media 19 anos, a maioria vem do curso de moda e a sala parece um verdadeiro circo!
Um querendo ser mais 'descolado' que o outro, e eh ai que a definicao de 'descolado' se mistura um pouco com a de 'ridiculo'... Mas tudo bem! A escola eh de criacao e ta valendo tudo! (Ainda bem que ainda nao resolveram que a ultima moda eh andar pelado!)
Essa materia se chama Intercultural Asia e trata das relacoes Asia-Australia no ambito do design. Eh bem interessante, principalmente pra alguem que vem do outro lado do mundo.
A segunda materia eh focada em marketing, analise de mercado, etc... Muito util, mas o povo de design nao tem muito saco e a sala vive vazia.
E a ultima eh sobre a interacao de usuarios x produtos, espacos, sistemas, etc... Chama-se User-Centred Design e o professor eh um holandes que se encaixa perfeitamente no estereotipo do cientista maluco de desenho animado. Mas o cara eh uma figura! Um verdadeiro filosofo, questionador, criativo.
A assistente dele eh chilena e eh um doce. A gente vive trocando figurinhas sobre habitos latino-americanos!
A materia tambem eh muito interessante, principalmente para nos ensinar a pensar e questionar metodos, formas e conceitos pre-estabelecidos. Cada grupo esta pesquisando interacao em uma situacao diferente e o tema do meu grupo eh banheiro publico! Tem sido bem divertido observar como as pessoas lavam (ou nao lavam...) as maos, apanhando das torneiras automaticas ou fugindo de susto dos secadores de mao, que a gente nunca sabe exatamente quando vao ligar ou nao!
Essa materia foi a que me comprovou que minha nova formula (1/2 dia na academia + 1/2 dia estudando) esta funcionando. Finalmente tirei um 8,00!
(Essa foto nao eh do meu predio, mas do predio de engenharia).

Nenhum comentário: