sábado, 16 de agosto de 2008

Primeira licao

Recentemente completamos seis meses de Australia.
Posso dizer que nesse tempo vi muuuita coisa nova, mas a que mais me marcou e provocou mudancas na minha vida foi o que aprendi sobre o lixo!
Para cada novo item que compro, sejam mantimentos, roupas, acessorios, etc... Tenho feito as seguintes perguntas:
1. Realmente preciso disso?
2. O que vai ser disso depois?
3. O custo x beneficio x durabilidade vale a pena?
4. A embalagem eh inteligente?
Aqui somos expostos a muitos produtos extremamente baratos e extremamente vagabundos. Podemos ate aproveitar a oportunidade e comprar de tudo, mas e daqui ha 6 meses? Quanto lixo a mais eu vou ter produzido por pecas quebradas que se tornaram inuteis?
Tudo bem que muitas delas sao reciclaveis, mas quanto se gasta de energia para reciclar produtos? E quanto as partes nao reciclaveis?
Reciclaveis tambem tem uma vida util limitada, nao sao eternamente reciclaveis (com algumas ressalvas).
Isso pode soar como mesmice ja que preocupacao com o ambiente e reciclagem de lixo nao sao temas novos pra ninguem.
A novidade pra mim e que agora, ao inves de pensar em 'reciclar meu lixo', passei para um fase de 'evitar meu lixo'.
(Na foto, lixo produzido em Atlanta, so de celulares e carregadores - Fotografo Chris Jordan)

Um comentário:

Tatiana disse...

Querida, tô achando o máximo essa consciência politicamente correta!!!
Pena que aqui onde tem palmeiras e canta o sabiá o povo tá loooooooooooonge de pensar assim.
A muvuca na 25 de março não me deixa mentir...
Beijos
Tati